terça-feira, 3 de agosto de 2010

Integração de Mídias e Prática Pedagógica

Na perspectiva de uma escola mais eficaz para todos, organizar e dirigir situações de aprendizagem é, sobretudo, dispender energia e tempo e dispor das competências profissionais necessárias para imaginar e criar vários tipos de situações de aprendizagem.
A iniciativa dos professores para manter suas práticas pedagógicas atualizadas depende de um contínuo desenvolvimento de novas competências profissionais, uma vez que existe um estado constante de mudança/evolução da própria sociedade.
O professor que desenvolvia sua ação pedagógica tal como havia sido preparado durante a sua vida acadêmica e em sua experiência em sala de aula, se vê frente a uma situação que implica novas aprendizagens e mudanças na prática pedagógica.
Essa prática pedagógica é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, as tecnologias disponíveis, a escola e seu entorno e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente de aprendizagem.
Dentre os principais desafios em que vivemos frente no âmbito da educação, o professor tem um papel importante de estabelecer o equilíbrio entre o conhecimento curricular e o conhecimento relacionado ao uso da tecnologia e das mídias.
Para desenvolver uma prática voltada para a integração das mídias, uma das possibilidades tem sido o trabalho por projetos.
O trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem, bem como na postura do professor.
Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimentos.
A pedagogia de projetos, na perspectiva da integração entre diferentes mídias e conteúdos, envolve a inter-relação de conceitos e de princípios, os quais sem a devida compreensão podem fragilizar qualquer iniciativa da melhoria de qualidade na aprendizagem dos alunos e de mudança da prática do professor.
É Importante que o professor tenha abertura e flexibilidade para relativizar a sua prática e as estratégias pedagógicas, com a finalidade de propiciar ao aluno a reconstrução do conhecimento. O compromisso educacional do professor é justamente saber o quê, como, quando e porquê desenvolver determinada ações pedagógicas. Para isso é essencial conhecer o processo de aprendizagem do aluno e ter clareza da sua intencionalidade pedagógica.
Ter acesso a mídia é primordial para o desenvolvimento de projetos de sala de aula. Ao desenvolver projetos em sala de aula é importante levantar problemáticas relacionadas com a realidade do aluno, e este link pode ser encontrado em programas de TV, filmes em DVD, documentários na Internet, artigos em livros e em periódicos. Isso facilita a motivação nos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de que a pesquisa oferece.
Portanto a importância da atuação do professor e respectivas competências em relação à mobilização e emprego das mídias, subsidiado por teorias educacionais que lhe permitam identificar em que atividades essas mídias têm maior potencial e são mais adequadas.
Compreender as diferentes formas de representação e comunicação propiciadas pelas tecnologias disponíveis na escola, bem como criar dinâmicas que permitam estabelecer o diálogo entre as formas de linguagens das mídias, são desafios para a educação atual, que requerem o desenvolvimento de programas de formação continuada para professores.
As tecnologias não são a solução para a mudança necessária, mas ajudam o professor a fazê-la de forma mais fácil e rápida.

Referências:
A prática pedagógica do professor-formador: desafios e perspectivas de mudanças. Regina Teles Coutinho www.anped.org.br/reunioes
Perrenoud, Philippe. Práticas pedagógicas. Profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote. 1993
Nos sites sugeridos pelo professor mediador do curso
Textos do curso de especialização de Tecnologia em educação, como: O professor e a prática pedagógica com integração das mídias; Integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica de Maria Elisabette Brisola Brito Prado

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