terça-feira, 3 de agosto de 2010

Projeto: Educação Inclusiva: limites, desafios e possibilidades


1.      Definição e caracterização do problema

Atualmente   a  instituição  de  ensino   tem   assumido  gradativamente,  funções
consideradas anteriormente como sendo atribuições de outras instituições educativas como a família.
            A expansão das funções da escola não decorreu de iniciativas nem de escolhas dos professores, mas da imposição da realidade agravada pela exclusão social que discrimina as minorias diferentes como: negros, índios, deficientes,  ou seja, populações desprovidas de bens materiais.
            Ressignificar o papel da escola, é uma necessidade apontada pela sociedade, já que a ela vem se somando atribuições políticas e sociais, em função da diversidade características da clientela da escola, e da complexidade das demandas oriundas do contexto social, econômico, político e cultural, como afirma Carvalho(2008 p. 91).
            Reforça ainda que as escolas precisam mudar e talvez o maior desafio seja levá-las à consciência da necessidade urgente de mudança para o que, como nos ensinou. Citando Habermas acrescenta “devemos estimular as ações comunitárias entre os sujeitos que nela estão, permitindo-lhes compartilhar medos e expectativas, bem como apontar caminhos para as transformações”. Daí a necessidade das instituições de ensino definir seus planos de ação em torno de atividades de aprendizagem iguais para todos, o que certamente estaria cumprindo o que determina a Constituição Brasileira Art. 205 “A educação é direito de todos”. O que assegura a todos, sem distinção de cor, etnia, condições físicas, sociais, econômicas e culturais. É o que caracteriza uma educação inclusiva em que todos tenham os mesmos direitos e deveres, e proporciona aos sujeitos do processo ensino aprendizagem a reconhecer e conviver com as diferenças.
            O espaço educacional escolar inclusivo é entendido aqui como uma escola de qualidade para todos. Uma escola que bane a segregação e não rotule e nem expulse alunos considerados como problema. E ainda, se suas dimensões físicas permitirem a acessibilidade com maior autonomia possível, em especial de alunos com deficiência se houver articulação entre as políticas publicas que garantam aos cidadãos o exercício de seu direito à educação, como um bem, enfim, se todos forem atores e autores.
            Educação inclusiva, na rede pública ainda se constitui num desafio a ser superado, uma vez que há escolas que barram a entrada de alunos que não estejam uniformizados, contrariando o que determina a legislação educacional. Portanto, é necessário e urgente debates para aprofundamento de tema em questão junto aos sujeitos do processo ensino aprendizagem e gestores públicos no sentido de superar as barreiras que inviabilizam a implementação com sucesso, de uma educação inclusiva como determina a legislação citada e  respondam as exigências da sociedade atual.

2.  Objetivo principal:
Reconhecer a educação inclusiva como condição indispensável para a formação do cidadão livre e consciente.

3. Objetivos específicos:
          * Caracterizar educação inclusiva no contexto da educação atual.
          * Identificar iniciativas que demonstrem tentativas de promoção de educação  inclusiva na rede no município de Bacabal por meio de documentários, programa de TV local e rádio da cidade.
        * Promover debates sobre a educação inclusiva com a participação dos alunos e autoridades em programas de rádio, TV e em auditórios públicos.

4. Conteúdos curriculares                                             Disciplinas envolvidas
* Educação. Concepções e implicações                       * Sociologia da Educação
   no contexto atual                                                       
* Educação inclusiva                                                    * Sociologia da Educação                           
* Diversidade cultural                                                  * Antropologia Cultural
* Relações humanas no espaço escolar                        * Psicologia da Educação
* Organização do espaço escolar                                 * Organização do Trabalho
                                                                                        Pedagógico
5.  Plano de ação
Nº ordem
Ação
Tempo
previsto
Atores envolvidos
Subproduto
01






Nº ordem
Seminário. Análise de conjuntura da educação inclusiva no contexto atual.







Ação

   4h





Tempo
previsto
Professores, gestores, estudantes e comunidade.







Atores
envolvidos
80% dos participantes reconhece as implicações e desafios da educação inclusiva na atualidade.



Subproduto
      02



      03



*Mapeamento de experiências de educação inclusiva da rede pública no município de Bacabal.


* Exibição de vídeos, slides, fotografias que demonstre as experiências de educação inclusiva, ou seja, documentário.


 2 meses


   4 h


Cursista e servidores das instituições públicas de ensino.

Cursistas, professores, gestores, estudantes e comunidades
Visitar 50% das escolas públicas.




Documentação de 90% das experiências.


6. Tempo total de realização do projeto: 3 meses

7. Material e suporte:
* Computador, data show, DVD, microsistem, TV e Rádio
* Papel chamex, caneta

8. Forma de avaliação
            Durante a realização da atividade número 1, os participantes farão intervenções sobre o tema em questão;
            Com a realização da atividade número 2, as escolas visitadas apresentarão dados ou informações exigidas e em seguida será elaborada um documentário, com utilização de recursos tecnológicos como: computador, data show e vídeo.
            Durante a exibição do documentário acima citado, os expectadores ou participantes identificarão as implicações e desafios de uma educação inclusiva, através de depoimentos.

9. Fontes de pesquisa
* Edler Carvalho, Rosita – Educação Inclusiva: com os pingos nos “is” – Porto Alegre:
   Mediação, 2004
*Revista Construirnoticias nº 27 ano 03 – março/abril, 2006

         

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