1. Definição e caracterização do problema
Atualmente a instituição de ensino tem assumido gradativamente, funções
consideradas anteriormente como sendo atribuições de outras instituições educativas como a família.
A expansão das funções da escola não decorreu de iniciativas nem de escolhas dos professores, mas da imposição da realidade agravada pela exclusão social que discrimina as minorias diferentes como: negros, índios, deficientes, ou seja, populações desprovidas de bens materiais.
Ressignificar o papel da escola, é uma necessidade apontada pela sociedade, já que a ela vem se somando atribuições políticas e sociais, em função da diversidade características da clientela da escola, e da complexidade das demandas oriundas do contexto social, econômico, político e cultural, como afirma Carvalho(2008 p. 91).
Reforça ainda que as escolas precisam mudar e talvez o maior desafio seja levá-las à consciência da necessidade urgente de mudança para o que, como nos ensinou. Citando Habermas acrescenta “devemos estimular as ações comunitárias entre os sujeitos que nela estão, permitindo-lhes compartilhar medos e expectativas, bem como apontar caminhos para as transformações”. Daí a necessidade das instituições de ensino definir seus planos de ação em torno de atividades de aprendizagem iguais para todos, o que certamente estaria cumprindo o que determina a Constituição Brasileira Art. 205 “A educação é direito de todos”. O que assegura a todos, sem distinção de cor, etnia, condições físicas, sociais, econômicas e culturais. É o que caracteriza uma educação inclusiva em que todos tenham os mesmos direitos e deveres, e proporciona aos sujeitos do processo ensino aprendizagem a reconhecer e conviver com as diferenças.
O espaço educacional escolar inclusivo é entendido aqui como uma escola de qualidade para todos. Uma escola que bane a segregação e não rotule e nem expulse alunos considerados como problema. E ainda, se suas dimensões físicas permitirem a acessibilidade com maior autonomia possível, em especial de alunos com deficiência se houver articulação entre as políticas publicas que garantam aos cidadãos o exercício de seu direito à educação, como um bem, enfim, se todos forem atores e autores.
Educação inclusiva, na rede pública ainda se constitui num desafio a ser superado, uma vez que há escolas que barram a entrada de alunos que não estejam uniformizados, contrariando o que determina a legislação educacional. Portanto, é necessário e urgente debates para aprofundamento de tema em questão junto aos sujeitos do processo ensino aprendizagem e gestores públicos no sentido de superar as barreiras que inviabilizam a implementação com sucesso, de uma educação inclusiva como determina a legislação citada e respondam as exigências da sociedade atual.
2. Objetivo principal:
Reconhecer a educação inclusiva como condição indispensável para a formação do cidadão livre e consciente.
3. Objetivos específicos:
* Caracterizar educação inclusiva no contexto da educação atual.
* Identificar iniciativas que demonstrem tentativas de promoção de educação inclusiva na rede no município de Bacabal por meio de documentários, programa de TV local e rádio da cidade.
* Promover debates sobre a educação inclusiva com a participação dos alunos e autoridades em programas de rádio, TV e em auditórios públicos.
4. Conteúdos curriculares Disciplinas envolvidas
* Educação. Concepções e implicações * Sociologia da Educação
no contexto atual
* Educação inclusiva * Sociologia da Educação
* Diversidade cultural * Antropologia Cultural
* Relações humanas no espaço escolar * Psicologia da Educação
* Organização do espaço escolar * Organização do Trabalho
Pedagógico
5. Plano de ação
Nº ordem | Ação | Tempo previsto | Atores envolvidos | Subproduto |
01 Nº ordem | Seminário. Análise de conjuntura da educação inclusiva no contexto atual. Ação | 4h Tempo previsto | Professores, gestores, estudantes e comunidade. Atores envolvidos | 80% dos participantes reconhece as implicações e desafios da educação inclusiva na atualidade. Subproduto |
02 03 | *Mapeamento de experiências de educação inclusiva da rede pública no município de Bacabal. * Exibição de vídeos, slides, fotografias que demonstre as experiências de educação inclusiva, ou seja, documentário. | 2 meses 4 h | Cursista e servidores das instituições públicas de ensino. Cursistas, professores, gestores, estudantes e comunidades | Visitar 50% das escolas públicas. Documentação de 90% das experiências. |
6. Tempo total de realização do projeto: 3 meses
7. Material e suporte:
* Computador, data show, DVD, microsistem, TV e Rádio
* Papel chamex, caneta
8. Forma de avaliação
Durante a realização da atividade número 1, os participantes farão intervenções sobre o tema em questão;
Com a realização da atividade número 2, as escolas visitadas apresentarão dados ou informações exigidas e em seguida será elaborada um documentário, com utilização de recursos tecnológicos como: computador, data show e vídeo.
Durante a exibição do documentário acima citado, os expectadores ou participantes identificarão as implicações e desafios de uma educação inclusiva, através de depoimentos.
9. Fontes de pesquisa
* Edler Carvalho, Rosita – Educação Inclusiva: com os pingos nos “is” – Porto Alegre:
Mediação, 2004
*Revista Construirnoticias nº 27 ano 03 – março/abril, 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário